Ar Condicionado

Aproveite Melhor seu Ar Condicionado

Conservação do Ar Condicionado:

Para manter seu Ar Condicionado funcionando perfeitamente é aconselhável sempre ligar o sistema, pelo menos 5 minutos por semana "mesmo nos período de clima frio".

Limpeza do Condensador:

O condensador do sistema, localizado logo à frente do veículo, deverá ser mantido sempre limpo e desamassado para permitir a livre passagem do ar.

Rápido:

Após o veículo ter permanecido estacionado por algum tempo, não ligue o ar condicionado de imediato, mas sim, abra os vidros para facilitar a remoção do ar quente, fechando-os logo depois e acionando o sistema.

Função de Recirculo:

A recirculação do ar, isto é, circulação do ar do próprio habitáculo, sem entrada de ar externo, é indicada para Resfriamento mais rápido, Evitar a entrada de poeira e odores externos. Passadas estas condições, recomendamos utilizar a tomada de ar externo para renovar o ar do habitáculo.

Manutenção:

Se o Sistema parar de funcionar, procure sempre um profissional qualificado para manutenção do mesmo.

Higienização e troca do filtro:

O ar contém pólen, poeira, contaminantes como amianto, fumaça, fuligem e bactérias, além de gases nocivos e mau cheiro. No interior do veículo, essas substâncias chegam a atingir uma concentração até seis vezes maior que no ambiente externo, podendo ocasionar reações alérgicas, asma, dores de cabeça e falta de concentração dos ocupantes do veículo, reduzindo sua capacidade física. Com veículos cada vez mais sofisticados, o filtro de cabine melhora a qualidade do ar respirado e podem ser trocados sempre que estiver saturado. Uma limpeza (HIGIENIZAÇÃO) deverá ser feita para eliminar mau cheiro e formação de fungos e bactérias mantendo o interior do veículo limpo, evitando doenças e irritações respiratórias.

Fonte: Oficina Brasil/Denso do Brasil/Tecnorei

Ar Condicionado: Os Perigos do Pó

O pó está por toda a parte, nas ruas, em casa, em nossas roupas. Na verdade, o pó é bem mais do que parece. Cientistas estão explorando um mundo escondido no pó onde estão cheios de seres exóticos, mesmo em uma casa arrumada ou em um automóvel, o pó que está dentro de um ambiente fechado, esconde estranhas criaturas que vem de lugares da onde não podemos imaginar.

Algumas dessas partículas podem vir de tão longe, quanto de uma tempestade de areia do SAARA, ou até mesmo de uma erupção vulcânica que expeliu cinzas na atmosfera. As cinzas pousam como pó, e nós vamos respira - lá normalmente. Na verdade nos expiramos uma média de 10 colheres de sopas de pó por ano, e, na maioria das pessoas, não causam nenhum problema. O que pode ser um problema são as plantas e animais microscópicos que se escondem no pó das casas, tais como: mofos, bolores, fungos e etc. Essas são bactérias que desencadeiam reações alérgicas em milhões de pessoas.

Dividimos o espaço onde vivemos com uma população que não podemos ver. Eles vivem no pó, vivem em nossa pele, e caem novamente para o pó, e todas as vezes que respiramos, elas entram pela nossas narinas, gargantas e pulmões. Na realidade esses seres produzem fezes, o que, em grande quantidade nos causam grandes reações alérgicas, e uns dos mais comuns é o ácaro, que causa grande reações alérgicas na maioria do seres humanos.

Por esses motivos devemos periodicamente fazer uma higienização no sistema de condicionador de ar de nossos veículos, a fim de deixar em níveis aceitáveis esses microorganismos, no qual temos que conviver, por isso, recomendamos uma higienização de habitáculo a cada seis meses, sempre com a troca do filtro anti-pó ou pólen.

Aqui temos algumas perguntas predominante ao assunto sobre climatizador automotivo:

1 - A MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO É OBRIGATÓRIA? DE QUANTO EM QUANTO TEMPO? HÁ ALGUM ÓRGÃO QUE FISCALIZA?

A manutenção do condicionador de ar começa por volta dos seis meses com a higienização de habitáculo e troca do filtro anti-pó ou pólen (em ruas de terra ou algum semelhante a saturação se acelera), e também verifica-se o estado da correia do compressor e o aspecto visual do sistema. E a cada dois anos faz-se a substituição do filtro secador e a reciclagem do fluido refrigerante com uma estação de serviço apropriada.

2 - QUAL É O PREJUÍZO À SAÚDE E AO AMBIENTE QUANDO NÃO HÁ ESSA MANUTENÇÃO?

A contaminação em um local fechado muitas vezes pode levar a perda da consciência, devido a contaminação por fungos e outras bactérias nocivas a nossa saúde predominantes do condicionador de ar, e a poluição gerada pelo fluido refrigerante vem a ajudar na degradação da camada de Ozônio e no efeito estufa.

3 - A FALTA DE MANUTENÇÃO DANIFICA O SISTEMA DO AUTOMÓVEL?

Sim, a falta de manutenção danifica o sistema. Por não trabalhar em condições normais, acontece o desgaste prematuro dos componentes.

Ex: O filtro anti-pó ou pólen (Habitáculo) saturado, influência diretamente no ventilador interno com falta de fluxo de ar, faltando o fluxo de dentro do veículo, diminui a troca de calor e então o compressor ficará trabalhando mais do que o necessário, forçando o sistema; Os eletro ventiladores irão trabalhar mais, e o alternador terá que manter uma corrente maior por mais tempo, enquanto a bateria tem que segurar todos os picos, prejudicando-a.

4 - ESSA MANUTENÇÃO É CARA? COMO É FEITA?

A manutenção preventiva sempre é mais em conta do que a corretiva, isso porque não existirá a quebra do sistema para podemos corrigi-la, e o jeito de fazê-la esta na resposta da pergunta 1.

5 - EXISTEM OFICINAS ESPECIALIZADAS OU NÃO?

O seguimento de condicionadores de ar no Brasil, embora não seja tão novo, ainda é carente de profissionais especializados. A falta de treinamento ou especialização é uma realidade, uma vez que os profissionais, por falta de dinheiro, falta de vontade ou por insegurança, não querem fazer uma especialização na área, para que todos possam acompanhar e entender as novas tecnologias existentes no mercado. Mas existem varias oficinas especializadas em manutenção de condicionadores de ar automotivo, tais como: concessionárias e centros automotivos.

6 - EXISTE ALGUMA FORMA DE DETECTAR QUE ESTÁ NA HORA DE FAZER A MANUTENÇÃO?

Existem formas de detectar quando um sistema não esta adequado, pode ser pelo mal cheiro dentro do veículo ao ligar o condicionador de ar, pelo barulho excessivo do sistema quando está em funcionamento, (ronco de rolamentos e compressor), excesso de pressão no lado de alta do sistema, as vezes por obstrução do condensador e até mesmo por um eletro ventilador danificado, e pelo sistema de diagnóstico por manômetros, conseguimos diagnosticar falhas mecânicas, e com o auxilio de um scanner fazemos a leitura nos sistemas eletrônicos.

OBS:.As informações aqui pesquisadas podem ser modificadas sem préviO AVISO dos fabricantes.

Fonte: informações e pesquisas dos fabricantes, tais como: DUPONT, DENSO DO BRASIL, DELPHI, FREUDENBERG, FIAT, FORD, VALEO, GENERAL MOTORS DO BRASIL e VOLKSVAGEN DO BRASIL.

Filtro de Cabine (antipólen)

A troca de filtros antipólen OU FILTRO DE CABINE, é um serviço complementar, feito não só por oficinas de ar condicionado e que podem incrementar o faturamentos das oficinas.

  • Como muitas oficinas oferecem este serviço, o diferencial deste procedimento está nos detalhes. Porém o procedimento de troca, pode ir além de apenas subtituír o elemento filtrante. Sugerimos também verificar e limpar o ventilador interno e limpar parte da caixa de ventilação, pelo menos onde for de alcance pela abertura do encaixe do filtro antipólen.
  • Desmotagem do compatimento de ventilção para higienização, utilizando ar comprimido e aspirador para soprar e aspirar o pó e as folhas. Lavagem com água e detergente e aplicações de fungicida para eliminar fungos e bactérias.
  • A troca do filtro antipólen, pode não eliminar mal cheiro. Dependendo da aplicação e do fabricante a troca varia num período de 6 em 6 meses ou anualmente, levando em consideração o transito urbano ou rural.
  • Procure utilizar filtros de boa qualidade, pois existem filtros no mercado, com medidas externas similares, porém com menos papel filtrante onde os "favos" são mais espaçados, e saturam muito mais rápido , pois possuem menos área filtrante e custo baixo. De preferência para filtros de carvão ativado, pois realmente reduzem odores. Recomendamos os filtros fabricados pela MICRONAIR.
  • Recomendamos os filtros fabricados pela MICRONAIR.

Arrefecimento

Temperatura sob controle?

Mas o que é isso?

O motor do seu veículo gera muito calor devido a explosão do combustível dentro dele. Este calor deve ser controlado, senão o motor pode fundir. Para que isto não ocorra, existe o sistema de arrefecimento.

Sistema de arrefecimento

É um sistema complexo que controla toda a temperatura do motor. Assim ele terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumetará seu desempenho.

O que compõe o sistema de arrefecimento?
  • Líquido de arrefecimento - água + aditivo
  • Válvula termostática - controla o fluxo do líquido para o radiador
  • Radiador - diminui a temperatura do líquido
  • Ventoinha - auxilia o radiador a diminuir a temperatura do líquido
  • Interruptor térmico - liga e desliga a ventoinha
  • Mangueiras - liga o motor ao radiador levando o líquido de arrefecimento
  • Bomba d'àgua - envia o líquido para o todo o sistema
  • Sensores de temperatura - indica a temperatura do motor no painel do veículo e ao computador da injeção eletrônica
É verdade que o Líquido de arrefecimento é tão importante quanto o óleo do motor?

Sim, sem dúvida!
A falta do líquido ou o uso de um fora das especificações pode fundir o motor por excesso de temperatura. O líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 30.000 km ou uma vez por ano!

Fonte: Oficina Brasil

Injeção Eletrônica

Dicas Thomson-car: Poluição sob controle

Controle da Poluição

Há algum tempo atrás... Mais precisamente em 1989, presenciamos uma grande mudança nos carros nacionais. Surgia a primeira injeção eletrônica, substituindo o velho carburador.

Mas por que o carburador foi substituído?

Além do inevitável avanço tecnológico, a necessidade de controlar a emissão de poluentes fez com que esse novo sistema fosse desenvolvido. Com o sistema convencional não seria possível atingir os baixos níveis de emissão de poluentes exigidos por lei e ainda assim ter um bom funcionamento do motor, daí a solução em substituí-lo por um sistema de injeção eletrônica.

Injeção eletrônica, o que é isso?

Para que o motor de seu veículo funcione, é preciso que haja a queima da mistura ar/combustível. É mais ou menos assim: o computador da injeção eletrônica controla a injeção de combustível e ar. Quando os dois se misturam, á vela de ignição solta uma faísca provocando então, a explosão que movimenta várias partes do motor, fazendo com que o veículo se movimente. O resultado dessa "explosão" dentro do motor também produz diversos tipos de gases poluentes, eliminados pelo escapamento.

Quais gases???

São eles:

  • H²0 - vapor de água
  • CO² - dióxido de carbono
  • N² - nitrogênio
  • CO - Monóxido de carbono
  • HxCy - hidrocarbonetos
  • NOx - óxido de nitrogênio
  • H² - hidrogênio
  • CH4 metano
  • SOx - óxido de enxofre, dióxido, etc...
  • O² - oxigênio
Quais são os mais prejudiciais???

CO - Monóxido de carbono
Reduz a oxigenação do sangue, afeta o sistema nervoso, agrava doençaas cardíacas e respiratórias, podendo causar fadiga e dor de cabeça em baixas concentrações ou até mesmo a morte em altas.

HxCy - Óxido de Nitrogênio
Afeta os pulmões e coração, podendo causar bronquite, deposição ácida e diminui a visibilidade atmosférica.

Tendo consciência de todos os problemas causados por esses gases, foram desenvolvidos diversos componentes que auxiliam no controle das emissões.

Entre os mais importantes: o Sensor Lambda e o Catalisador!!!

(colaboração: Mastra Escapamentos e Catalisadores)

Complicou? Então vamos por partes!

O Sensor Lambda de Oxigênio está localizado no escapamento. Ele mede a quantidade de moléculas de oxigênio que não foram queimadas com o combustível e estão saindo junto com os gases do escapamento.

Assim, o computador mandará injetar mais combustível, casa haja muitas moléculas de oxigênio (O²), ou injetar menos combustível caso haja poucas moléculas de oxigênio. Assim enriquecendo e empobrecendo a mistura ar/combustível o motor trabalhará melhor, poluindo muito menos, gastando menos combustível e sem precisar de muita manutenção.

Já o Catalisador, também localizado no escapamento depois do sensor lambda, funciona como um filtro que reage quimicamente, transformando os gases nocivos que ainda restam em outros não poluentes.

Assim com todos os estes componentes trabalhando a seu favor, você só vai economizar dinheiro com combustível e manutenção, além de contribuir para uma melhor qualidade do ar que você e sua família respiram!!!

Mas fica muito caro manter tudo isto funcionando bem???

Que cuidados devo tomar???

Está mais que provado que fazendo uma manutenção preventiva periódica este sistema funcionará muito bem, sem muita despesa. Por isso, fique atento se o seu carro apresentar algum desses sintomas:

  • Gasto excessivo de combustível;
  • Perda de potência do motor;
  • Queima excessiva de óleo;
  • Cheiro ou fumaça excessiva com coloração escura.

Se você perceber qualquer um deles, procure um Posto Autorizado THOMSON-CAR ou a Oficina de sua confiança mais próxima para uma avaliação no sistema de injeção eletrônica e no funcionamento do Catalisador e do Sensor Lambda.

Alguns cuidados também são importantes, hein?!?

Jamais abasteça o veículo em locais com combustível muito barato e sem identificação de marca e procedência. O barato sai caro!!!

Não deixe alterar a originalidade do sistema eliminando ou substituindo o catalisador por peças adulteradas ou falsas, pois isso poderá causar falhas no motor e 100% dos gases emitidos seráo liberados na atmosfera, agravando o problema da poluição.

Procure também se cadastrar no Programa Agenda do Carro. Seu veículo estará em boa companhia!!!

Depois de saber um pouquinho mais sobre as emissôes do seu veículo, não deixe de verificar a corda fumaça que sai do escapamento... ela pode dizer muito sobre o seu carro e o nosso pulmão agradece!!!

Fonte: Oficina Brasil

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